segunda-feira, março 19, 2007

Moro... Num país tropical

Caríssimos(as)
E hoje descobri que:
"Moro... Num país tropical. Abençoado por Deus. E bonito por natureza"

Estava hoje a fazer a minha higiene (isso soa a roto, mas não encontro uma expressão que espelhe o que um gajo, macho, faz na casa de banho durante 10 minutos pela manhã - desfazer e não fazer a barba com sabão e navalha, limpar os poros com pedra pomes, deixar um selo na sanita - influências do bicho???) quando o Javi (que volto a relembrar também não é maricas) bate à porta e exclama "Está a nevar"

"Oras" isto pode ser interpretado como um fetiche. Já a última "posta" era sobre a neve. Mas não é. Eu não tenho fetiches (pelo menos que saiba). E caso tivesse não envolveriam neve. Descansem assim algumas mentes preversas.

O que se passa, nesta bela cidade, é que cada vez que neva é o "fim do mundo em cuecas" (definitivamente estou emigra... nunca em Portugal usaria, sem estar com os copos e sem overdoses de gelo - ai pikena - esta expressão) . Passando a explicar: o pessoal passa-se quando neva. É como se fosse sempre a primeira vez. Param os comboios, metade das pessoas não vêm para o escritório ficando comodamente em casa, a outra metade sai do escritório às 14h com medo de ficar pendurada na estação sem comboio para regressar a casa... Eu não faço parte de nenhuma das metades! Venho trabalhar e saio a essa hora obscena: 17h. O caramelo que trabalha à minha frente, um Holandês dos porreiros, ficou a olhar de soslaio quando eu a divagar, falei em todos estes pontos, terminando com um sonoro: "F***-se. Parece que estamos num país tropical em que neva uma vez por século! Não é normal nevar? ". Excedi-me... Mas foi da emoção e do sono... Tenho que lhe pedir desculpa e dizer que não... Não moramos num país tropical.

Mudando de assunto: tinha prometido falar de alguns tópicos na última "posta". Pois não vou. Amuei.

A vida continua pacata nesta cidade. Os meus (poucos) skills de salsa, desapareceram. Faltei a duas aulas quando estive em Portugal. A última aula foi um fracasso. Estava eu a bailar com uma rapariga com cara de francesa (não sei a nacionalidade da moça) que me diz: "Não estás a dar bem a volta". Eu ignorei a antipática. Ela repete a frase e eu contenho-me para não lhe dizer: "Ó Maria Antonieta... Estás aqui estás a comer duas lapadas" - lapadas é um termo nortenho para aquilo que os homens fazem às damas para aparecerem no prime-time, Telejornal da TVI: bater com a mão fechada repetidamente na cara... Mas ela aproveita o meu período de contenção para chamar o professor (tb ele sempre de trombas) dizendo: "Este gajo não sabe dar a volta." E "prontos".. lá desmoralizei.

Ah! Telefonei hoje para um centro de emigrantes (ou lá o que é aquilo) e daqui a 6 semanas devo começar as aulas de Holandês. Lekker! Mas já sei dizer as coisas básicas tipo "Onde estão as tuas socas/ sapatos de madeira", "cabeça de queijo" e "cerveja".

Ontem voltei à cozinha e provei que na minha ementa não moram só coxas de frango cozido :). Fiz um arroz de tomate malandrinho, para o "meu" Javi (ups!) que estava uma delícia.

O Dieguito (rato que o Javi afirma ter visto lá em casa há 2 meses) não deu mais sinais de vida. VOltamos a ser só 2 lá em casa.

E "prontos".Aquele abraço para todos. No final as cenas que ando a ouvir.

Hugo

A ouvir:

Marisa Monte - "Aconteceu" - nomeada para os Grammy.. Latinos. Grande canção

Anvil FX - "Samba do Piscapunga" - encontrei numa colectânea de 2006 chamada "Brazil do Futuro"... sim. com "z"

Bebel Gilberto - "Momento" - continua a onda brasuca. Será da primavera? O cd da senhora deve sair em Abril. Está mto bom.

Ben Westbeech - "Welcome to the best years of your life" - depois dos elogios do Mestre Gilles Petterson o cd sai dia 26 de Março. Aconselhável.

Ricardo Villalobos - "Sieso" - como se dizia na terrinha "Ganda malha! ":)

Da Weasel - "Dialectos de Ternura" - Ah Tugas! "E ela diz que me adora quando o dia vai a meio O copo passa de meio vazio para meio cheio ...."

Bjork & Brodsky Quartet - "Joga" - E enquanto não chega à net, perdão às lojas, o novo álbum "VOlta"(Maio), fica uma raridade: concerto de Bjork com quarteto de cordas. "Coincidence. Makes sense. Only with you", mesmo que essa coincidência tenha quase 10 anos de idade

LCD Soundsystem - TUDO do "Sound of Silver" - grande cd e algumas raridades. Do Sound of Silver "North American Scum" (com uma remistura excelente de Ian St. Lawren), "New York I love you" e a minha favorita "Someone Great". Das raridades o Podcast que o James fez para a Nike/ Apple (há quem diga que vendeu a alma ao Diabo) chamado "45:33", título e duração da música. Um dj set feito a pensar nos utilizadores do iPod Nano e que correm com Nike (capitalismmmooo) para deliciar os seus ouvidos durante jogging)

Lenny Kravitz - "Breathe (Eric ROberston Mix) - mais um que vendeu a alma. Desta vez à Absolut. Podem fazer o download gratuitamente em www.absolutkravitz.com. Musica Caliente Para ouvir com muito gelo. Tb há outras remixes (Jazzanova...).
Nouvelle Vague - "Come on Eileen" - mais uma versão destes senhores de uma velhinha dos Dexys Midnight Runners e que aparece na compilaçao Late Nigh Tales by Nouvelle Vague

Mychael Danna - "The winner is..." - do filme "Little Miss Sunshine", que em Portugal em mais um exercício brilhante de tradução cinematográfica se chama "Uma Família á Beira de um Ataque de Nervos". Uma música simples, para um filme genial.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Hugo, tu fazes arroz de tomate e nao dizes nada a madrinha?!?!?! SANGUE!

3:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Morais daqui escreve...

Que merda de música é esta? Onde está o "Topo Giggio", a "Abelha Maia e afins? Já não és o mesmo...

Também já escreves sobre a malta amiga... Onde se viu um preto (ups... um gajo de côr) a escrever sobre algo... branco?

Ou agora também queres ser... "branco"?

Aquele abraço!!!

3:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial